Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: empréstimos de risco avaliados em 100 mil milhões

Relacionados

Um em cada cinco créditos para a compra de casa é considerado subprime

A banca espanhola tem em carteira muitos empréstimos hipotecários considerados de risco. O chamado subprime pode ascender, na banca espanhola, a cem mil milhões de euros, escreve o «El País».

De acordo com o jornal espanhol, o Banco de Espanha pediu os dados aos bancos e caixas de aforro, e estas revelaram que cerca de 89 mil milhões de euros foram emprestados para compra de habitação num segmento em que o valor dos créditos anda entre os 80 e os 100% do valor de avaliação do imóvel. Os restantes 11 mil milhões são o valor estimado para as entidades que não responderam a Banco de Espanha.

PUB

Segundo o vice-presidente do Santander, este é o segmento de crédito em Espanha mais próximo do subprime americano, que desencadeou toda a crise financeira de 2008/2009, que alastrou à economia e agora à dívida soberana. Os clientes deste tipo de crédito têm um perfil próprio, que sublinha a sua natureza de risco: são imigrantes, jovens e pessoas com contratos de trabalho temporários, normalmente com grandes dificuldades em pagar as prestações.

Por cada cinco empréstimos concedidos pelo sector financeiro espanhol para compra de casa, um diz respeito a este tipo de perfil.

PUB

Relacionados

Últimas