Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banqueiros divididos: pedir ajuda ou não?

Relacionados

BCP e do BPI em divergência. Santos Ferreira defende que devemos «ser nós a fazer as coisas», Ulrich diz que resgate já vem tarde

«Continuo a considerar que seria preferível que não houvesse esse recurso». A opinião é do presidente do Millennium bcp, em exclusivo à TVI.

Admitindo que, se Portugal pedir ajuda externa, «também não é o fim do mundo», Carlos Santos Ferreira, defende que «é sempre preferível sermos nós a fazermos as coisas do que serem os outros a fazer por nós».

PUB

Também sobre o corte do rating de Portugal, em três níveis, pela Fitch, Santos Ferreira tem uma opinião clara: «Não é com certeza uma boa ajuda para o país».

E se sobre este corte, o presidente do BPI até concorda, já sobre o futuro de Portugal, o banqueiro aponta o caminho totalmente oposto. Não só devemos pedir ajuda, como já o devíamos ter feito há mais tempo.

«Dentro em pouco as pessoas vão perguntar não se Portugal deveria ou não recorrer [à ajuda externa], mas sim se não deveria ter recorrido há muito mais tempo», disse Fernando Ulrich, em conferência de imprensa.

BCP garante tier1 de 9% no Verão

Já sobre a proposta de aumento de capital do BCP, de quase 1,4 mil milhões de euros, que será votada na Assembleia-Geral de 18 de Abril, Santos Ferreira garantiu à TVI não deverá repetir-se «tão depressa».

E a que se deve este aumento? «Os reguladores vão determinar a exigência de um core tier1 para a banca portuguesa de 8%, tanto quanto julgo saber, até ao final do ano. Com este aumento de capital o BCP vai ter, no Verão, um core tier1 de 9%».

Já sobre os cortes do rating dos bancos, o presidente do BCP disse que, «como é óbvio, todas as pessoas estão a ver o que se passa com muita atenção. O que temos a fazer é o trabalho de casa, é continuar a trabalhar».

PUB

Relacionados

Últimas