O custo de carregar a bateria de um carro eléctrico corresponderá a apenas 30 por cento do valor pago para abastecer de combustível um veículo convencional, segundo os cálculos de Carlos Tavares, vice-presidente da Nissan, permitindo uma poupança significativa.
«Na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), para carregar as baterias a um ponto que represente 160 quilómetros de autonomia, o preço vai ser de entre dois e três euros. Se comparar com o custo de um carro convencional vai calcular mais ou menos um terço desse custo», disse à agência Lusa, Carlos Tavares, durante o Salão Internacional Automóvel de Paris.
PUB
Segundo o administrador da marca nipónica do Grupo Renault, «a economia está provada [dois terços] e está demonstrado o facto de que não tem que se pagar mais para utilizar um carro que não vai poluir o meio ambiente».
Carlos Tavares, que está baseado nos EUA, onde é o responsável pela região das Américas, reforçou que «a poupança é óbvia», ressalvando que «o custo da electricidade é um pouco diferente de país para país e é diferente durante o dia em relação à noite».
Até hoje, desde que se lançou a fundo no desenvolvimento da tecnologia 100 por cento eléctrica - apesar de já vir a criar carros parcialmente movidos a electricidade desde 1972 -, a Nissan já investiu quatro mil milhões de euros a nível global.
«É um compromisso muito grande. Decidimos, há quatro anos, apostar nas zero emissões. O nosso raciocínio era muito simples: É que reduzir as emissões de CO2 [dióxido de carbono] 10 por cento, 20 por cento ou 30 por cento está muito bem, mas é óbvio que a meta final é chegar a zero», frisou o vice-presidente da Nissan.
«Quando se chegar a zero temos um instrumento de liberdade, que é o automóvel, que resolve completamente os problemas do meio ambiente que temos enfrentado. É uma modificação muito grande, que alterará o modo de vida dos utilizadores», concluiu.
A Nissan foi uma das marcas que apostou forte na criação de veículos eléctricos, um segmento que está em grande destaque numa das principais feiras mundiais do sector automóvel, tendo aproveitado o certame na capital francesa para dar a conhecer o Townpod, o protótipo de um novo veículo eléctrico, projectado especificamente para o meio citadino, que se vem juntar ao Leaf, recentemente apresentado e que começará a ser comercializado em Portugal em 2011, o primeiro país europeu a receber o carro 100 por cento eléctrico do fabricante japonês.
PUB