Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo deixa SCUT de fora do Conselho de Ministros

Relacionados

Ministro das Obras Públicas remeteu «novidades» sobre as SCUT para a reunião de Conselho de Ministros. Mas o tema vai ficar fora da discussão

As SCUT não estarão na agenda do Conselho de Ministros de quinta-feira porque ainda falta publicar as alterações legislativas aprovadas na Assembleia da República e promulgadas pelo Presidente da República, disse esta quarta-feira o secretário de Estado João Tiago Silveira.

«Como o processo legislativo ainda não está concluído e ainda não estão publicadas estas alterações da Assembleia da República no Diário da Republica, naturalmente que esta matéria não vai ser objecto de análise amanhã no Conselho de Ministros», disse à Lusa o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

PUB

No sábado, em declarações aos jornalistas, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, remeteu «novidades» sobre as SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) para a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Na semana passada, foi conhecida a promulgação por Cavaco Silva do diploma sobre o sistema de identificação electrónica de veículos e o «chip» de matrícula, aprovado pelo PS e PSD.

«O Governo disse que seriam dadas explicações quando o processo legislativo se encontrasse concluído. Ora, neste momento, o processo legislativo, da responsabilidade da Assembleia da República, ainda não está concluído», afirmou João Tiago Silveira, referindo que a promulgação do diploma pelo Presidente da República «é apenas um passo do processo» e não o «seu final».

O projecto de lei, que determina, entre outras matérias, o fim da obrigatoriedade do «chip», foi aprovado a 9 de Julho com os votos favoráveis do PS e do PSD e os votos contra dos restantes partidos.

O texto final, que resultou de um consenso alcançado entre o PS e o PSD, refere que o «chip» de matrícula passa a destinar-se «exclusivamente à cobrança electrónica de portagens», sendo a sua instalação «facultativa» e dependente da «adesão voluntária» do proprietário do veículo.

No que respeita ao pagamento das portagens, o diploma prevê quatro formas: utilização do dispositivo electrónico de matrícula, utilização do dispositivo Via Verde, utilização de dispositivo temporário e o pós-pagamento.

PUB

Relacionados

Últimas