Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Não vi nem queixume, nem azedume nem recriminações»

José Sócrates comenta postura dos autarcas do Oeste por terem optado por elaborar um plano alternativo ao abandono da Ota como local para o aeroporto de Lisboa

O primeiro-ministro elogiou esta quarta-feira a atitude dos autarcas do Oeste e da Lezíria por terem optado por elaborar um plano alternativo ao abandono da Ota como local para o aeroporto de Lisboa, em vez de apenas se queixarem.

«Os autarcas do Oeste e da Lezíria pouparam o país aquilo que é habitual no nosso país: o espectáculo habitual das recriminações, da exposição de frustrações, do espectáculo de azedume¿desta vez isso não existiu», disse José Sócrates.

PUB

«Vi vontade de construir uma alternativa e não como noutras ocasiões no nosso país... não vi nem queixume, nem azedume nem recriminações. Foi uma atitude positiva de quem quer arregaçar as mangas e construir uma alternativa para o desenvolvimento», sublinhou o primeiro-ministro.

José Sócrates falava nas Caldas da Rainha onde presidiu à cerimónia de assinatura de um acordo de cooperação institucional entre o Governo e os presidentes das Câmaras que integram a Associação de Municípios do Oeste (12) e quatro da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo.

Os autarcas e o Governo, sob a coordenação do ministro das Obras, elaboraram desde Fevereiro um programa de acção para a região que contempla a realização de 120 projectos, até 2017. Os projectos, 59 da iniciativa do Governo e 61 dos municípios, constituem o programa de acção para o Oeste, já aprovado em Conselho de Ministros e publicado em Diário da República, totalizando 2,1 mil milhões de euros.

«Grande projecto que acabou por não se realizar»

PUB

«Durante anos a região suportou os custos directos de um grande projecto de desenvolvimento que acabou por não se realizar e isso teve um custo directo e mensurável», reconheceu o primeiro-ministro.

«É de elementar justiça que o Estado faça um especial esforço para promover projectos que, em conjunto, possam estruturar uma nova perspectiva e uma alternativa para o desenvolvimento». Os principais projectos foram apresentados através do visionamento de filmes.

A construção do Hospital Oeste-Norte, remodelação ou construção de um novo hospital de Torres Vedras - Oeste-Sul, a criação da Agência Regional de Energia e Ambiente, requalificação urbana de oito municípios, construção de cinco postos da GNR, uma nova esquadra da PSP para o Cartaxo foram alguns dos projectos anunciados.

PUB

Últimas