Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ex-presidente do Nasdaq envolvido na maior fraude de sempre

Relacionados

Lista de prejudicados não pára de aumentar

O corretor norte-americano e ex-presidente do Nasdaq, Bernard Madoff, está envolvido na maior fraude de sempre, tendo lesado os investidores em 50 mil milhões de dólares (mais de 37 mil milhões de euros).

A fraude de Madoff consiste numa pirâmide de operações financeiras, em que o corretor utilizava o dinheiro investido por uns clientes para pagar aos outros, quando não existia qualquer lucro das operações.

PUB

Prejudicadas pela fraude de Madoff foram muitas entidades que lhe confiaram grandes quantias de dinheiro. Um dos lesados é o Banco Santander, que entregou a este corretor dois mil milhões de euros dos seus clientes.

Mas o banco espanhol está longe de ser o único e a lista de prejudicados não pára de aumentar. Entre eles estão também vários bancos suíços, que investiram nos fundos de Madoff quatro mil milhões de euros, e o francês BNP Paribas, que confiou ao corretor 350 milhões de euros.

Do rol fazem ainda parte outros grandes nomes da finança europeia, como o BBVA, o HSBC, o Royal Bank of Scotland, o Credit Agricole e o Banesto.

Da lista consta ainda o nome do grupo Fairfield Greenwich, que se encontra numa frágil situação financeira depois de ter investido mais de metade dos seus activos.

As queixas chegam ainda de uma fundação judaica e de uma fundação de caridade norte-americana, que entregaram ao corretor tudo o que possuíam.

Madoff aguarda julgamento em liberdade, depois de ter pago uma fiança de 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros), e irá ser presente a um juiz de Nova Iorque na próxima sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas