Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suecos estimam investir 80 milhões na TDT em Portugal

Relacionados

AirPlus entregou proposta para canais pagos

A sueca AirPlusTV estima um investimento entre 70 a 80 milhões de euros para lançar a plataforma de televisão digital terrestre (TDT), caso ganhem o concurso. A empresa que entregou sozinha a sua candidatura para os canais pagos, esta tarde, à saída da ANACOM, falou aos jornalistas sobre a mesma e as expectativas com o concurso.

«É uma grande oportunidade para nós. Já o fizemos duas vezes com sucesso na Suécia e na Finlândia», afirmou o presidente executivo da AirPlusTV, Michael Werner.

PUB

A AirPlus conta assim com a mais valia da experiência bem sucedida em dois países, Suécia e Finlândia, apesar de saber que a PT tem um peso importante por ser nacional.

Estrangeira ou nacional, a verdade é que a sueca tem um forte obstáculo pela frente, depois de a operadora portuguesa ter acordado com a TVI a venda da rede de televisão, a Reti, para além de ter acertado com as três televisões (RTP, SIC e TVI) as condições de distribuição destes canais na TDT. Com esta operação, só restariam duas alternativas para a AirPlus: alugar a rede à PT ou colocar em Portugal outra rede.

AirPlus precisa de arranjar rede

Por isso mesmo é que Michael Werner diz precisar de mais algumas semanas para poder completar a sua proposta à TDT. E nesse sentido até adiantou: «Já começámos as negociações com a PT». No entanto, o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, negou a existência de negociações com a sueca.

A AirPlus espera agora que o Governo português lhe permita completar a candidatura.

Para o presidente da empresa, o mercado português é «barato e fantástico». «Queremos atrair todos os canais de alta qualidade e tudo na mesma plataforma», adicionou.

De referir que esta plataforma de TDT é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital e que deve substituir a actual transmissão tradicional, ou seja, a teledifusão analógica terrestre, em 2012, de acordo com a recomendação de Bruxelas.

PUB

Relacionados

Últimas