Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal é o terceiro exportador europeu de calçado

Relacionados

A indústria nacional do calçado exporta cerca de 85 por cento da sua produção, o que torna Portugal no terceiro maior exportador europeu do sector e sétimo a nível mundial.

Os dados, divulgados à «Agência Financeira» pela Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (Apiccaps), mostram ainda que, no decorrer de 2006, Portugal comercializou nos países da União Europeia (UE) 59 milhões de pares de calçado, no valor de 1.073 milhões de euros. Este resultado representa um crescimento de 3% face a 2005.

Entre os países onde o calçado nacional consegue melhores vendas está a Espanha, com um máximo histórico de mais 14% e 97 milhões de euros de receita, a França (que cresceu 9% para 321 milhões de euros), Alemanha (mais 8% para 237 milhões de euros) e Holanda (com uma subida de 3% para os 124 milhões de euros).

PUB

Já em matéria de quebra de exportações, a Apiccaps destaca o Reino Unido, que comprou menos 9% de calçado português e registou 157 milhões de euros em vendas.

Desvalorização do dólar prejudica calçado nacional

Apesar do aumento de 2,5% registado nas exportações a nível global do calçado português em 2006, com ganhos de 1.166 milhões de euros, a Apiccaps deixa um aviso: «Fora do mercado europeu, o sector português de calçado voltou a sentir algumas dificuldades, em especial nos Estados Unidos, onde se sentiu uma quebra de 29% para os 21 milhões de euros, fruto designadamente da desvalorização do dólar», sublinhou à «Agência Financeira» o presidente da Apiccaps, Fortunato Frederico.

PUB

Relacionados

Últimas