Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxas de juro deverão subir 35% durante 2006

Relacionados

As taxas de juro mais utilizadas para o cálculo das prestações do crédito à habitação deverão subir cerca de 35% ao longo de 2006.

Esta subida da Euribor a 6 meses irá determinar um aumento em torno dos 10% nas prestações pagas pelos consumidores pelos seus empréstimos, de acordo com uma simulação feita pelo «Diário de Notícias» (DN).

Será fácil, assim, para cada português, calcular o agravamento da sua «factura» mensal no final do corrente ano.

PUB

A Euribor a 6 meses, o indexante mais utilizado no cálculo dos juros dos empréstimos à habitação, deverá atingir os 3,50% no final de 2006, de acordo com as estimativas feitas pelo Santander Negócios, previsão revista em alta, devido à escalada registada por este indexante desde o início do ano, como adiantou ao DN Rui Constantino, economista-chefe da instituição. Em Março, o valor médio desta taxa foi de 2,872%, uma subida de 10% face valor registado em Dezembro último e de 6% face ao mês anterior.

O BPI, por seu lado, prevê que a Euribor a 6 meses chegue aos 3,40% no final do ano, como revelou ao DN a sua economista-chefe, Cristina Casalinho, valor revisto igualmente em alta, de 0,25 pontos, face à previsão anterior.

No que respeita à Euribor a 3 meses, que já começa a ser muito utilizada nos empréstimos à habitação mais recentes, o seu valor deverá chegar aos 3,40% no final de 2006, o que corresponde a uma subida de 25% em relação à média registada no mês de Março, de 2,72%.

Estes dois indexantes, Euribor a 3 e a 6 meses, têm vindo a bater recordes consecutivos dos últimos quatro anos, desde meados de Fevereiro, com o prazo de 6 meses a tocar quase nos 3% (2,985% registados ontem). Quanto à Euribor a 12 meses, que perspectiva o valor que os juros atingirão dentro de um ano, esta já "dobrou" os 3%, chegando aos 3,233%, no último dia de Março.

PUB

Relacionados

Últimas