Já fez LIKE no TVI Notícias?

Católica: baixa do IVA faz Portugal crescer mais uma décima

Relacionados

Especialistas da Universidade mantêm previsão de crescimento nacional para este ano

A descida da taxa normal de IVA de 21 para 20%, decidida na semana passada pelo Governo, deverá impulsionar a economia nacional a crescer mais uma décima este ano.

A conclusão é do núcleo de estudos da Universidade Católica, que aponta assim para um impacto reduzido da medida na performance económica do País.

PUB

O núcleo admite que o impacto global chegue às duas décimas.

Os mesmos especialistas divulgaram também as suas expectativas de crescimento económico para o País e mantêm a previsão numa expansão de 1,8% este ano, embora admita uma revisão em baixa se as condições continuarem a degradar-se. É que o núcleo considera que a menor contenção orçamental sugerida pelo Governo com a descida da taxa e o reforço do investimento público não devem chegar para travar a desaceleração da economia nacional.

O núcleo está preocupado com a instabilidade nos mercados financeiros e a consequente queda da confiança dos consumidores e admite que as perspectivas de crescimento para 2009 são ainda mais incertas, sobretudo porque muito está dependente da economia espanhola. Ainda assim, mantém também as projecções para o ano que vem, num crescimento de 2%.

«Um crescimento económico em Espanha inferior a 2% em 2008 poderia retirar mais de duas décimas percentuais ao crescimento da economia portuguesa em 2009», referem. Recorde-se que o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou esta quarta-feira as suas previsões para a economia do país vizinho. Para 2008, a entidade reduziu as previsões seis décimas, para 1,8%, avançando para 2009 uma nova desaceleração, para 1,7%.

Já para Portugal, o FMI reduziu cinco décimas à previsão, apontando agora para uma expansão de 1,3% este ano.

PUB

Relacionados

Últimas