A conclusão é de um estudo da Ericsson, «Consumer e Enterprise Lab», sobre o mercado das telecomunicações em Portugal, que conclui que a indústria de telecomunicações tem potencial de crescimento no nosso país, tanto ao nível das comunicações móveis, como do acesso à Internet fixa e da utilização de serviços avançados.
O estudo, que analisa o comportamento do consumidor e a sua atitude relativamente a produtos e serviços de comunicações, demonstra, entre outros factores, que os operadores de telecomunicações devem focalizar-se na criação e marketing de serviços tendo em consideração os vários segmentos de mercado específicos, com especial atenção no segmento dos jovens.
PUB
Em Portugal, 41% possui um PC desktop em casa, enquanto que a penetração de laptop é de apenas 8%. Por outro lado, apenas 15% das pessoas que possuem computador utiliza a Internet diariamente, sendo que a maioria dos utilizadores, 35%, encontram-se na faixa etária entre os 15 e os 24 anos. Quanto aos WIFI spots, estes só são usados por 2% dos utilizadores de Internet.
Só 2% dos portugueses têm computador portátil no trabalho
Outra das conclusões relevantes deste estudo é o facto de as telecomunicações não serem, ainda, consideradas pelas empresas como ferramentas de trabalho, potenciadoras de produtividade, uma vez que apenas 1% dos utilizadores de telemóveis têm o apoio das empresas no pagamento dos custos. Além disso, apenas 2% têm computador portátil no trabalho.
Cerca de 83% dos portugueses têm telemóveis
No que toca a telefones móveis, 83% dos portugueses possui um equipamento móvel, sendo que esta taxa se verifica na faixa etária entre os 25 e os 34 anos, diminuindo progressivamente nas restantes faixas etárias: na faixa etária entre os 55 e os 69 anos apenas 50% possui um telemóvel.
PUB
Relativamente à utilização de serviços móveis, 25% utiliza o telemóvel exclusivamente para chamadas telefónicas, ao passo que 57% usa voz e SMS e, apenas, 17% dos portugueses utiliza outros serviços.
Por outro lado, as faixas etárias entre os 15 e os 24 anos são as que mais utilizam serviços como jogos, fotografias e download de ring tones.
Em relação à TV no móvel, 38% dos inquiridos manifestaram o seu interesse em utilizar este serviço, dando preferência a conteúdos noticiosos, música ou informação desportiva. Destes, 55% (14% da população total) está disposta a pagar 5 euros mensais para ter acesso a TV no móvel, e a modalidade de pagamento preferencial é a de mensalidade fixa.
Transacções bancárias são o serviço mais utilizado da web
Ao nível da web, os serviços mais utilizados são as transacções bancárias, compras on-line ou chamadas via IP, nos utilizadores com maior nível de formação académica.
Quando questionados sobre os interesses em novos serviços de Internet, os utilizadores apontaram a vídeo-conferência e as chamadas VoIP como os mais apetecíveis.
Este estudo teve como base 1500 entrevistas efectuadas presencialmente a indivíduos entre os 15 e os 69 anos, em Portugal continental, uma amostra representativa de 7,2 milhões de portugueses.
PUB