Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paraísos fiscais: Suíça bloqueia fundos para OCDE

Relacionados

Aceitou trocar informações fiscais sem fazer reformas substanciais

A Suíça decidiu bloquear os fundos destinados à Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em protesto por ter sido colocada numa lista «cinzenta» de paraísos fiscais.

«A Suíça usou o seu direito de veto» para bloquear uma soma de 136 mil euros destinada à cooperação entre o G20 e a OCDE, precisou uma porta-voz da Secretaria de Estado da Economia.

PUB

A Confederação, colocada pela OCDE numa lista cinzenta de Estados que aceitaram trocar informações fiscais sem todavia proceder a reformas «substanciais», «está disposta a retirar o seu veto se a OCDE se comprometer a informar previamente a Suíça quando enviar documentos ao G20», referiu a porta-voz.

Sob a pressão da comunidade internacional, a Suíça acabou por atenuar o seu segredo bancário em conformidade com os padrões da OCDE, mas isso não impediu que constasse dessa lista cinzenta preparada pela OCDE por ocasião da cimeira do G20, realizada a 02 de Abril, em Londres.

Áustria, Bélgica e Luxemburgo apoiam Suíça

Como membro da OCDE, a Suíça queixa-se de não ter sido consultada previamente pela organização sobre a elaboração da lista.

«A soma é relativamente modesta, mas trata-se de um gesto simbólico forte, de um protesto», sublinhou a porta-voz.

A Áustria, a Bélgica e o Luxemburgo, igualmente colocadas na lista, apoiaram a diligência da Suíça, acrescentou.

O Parlamento suíço convidou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, a deslocar-se a Berna para dar explicações sobre as novas listas de paraísos fiscais.

PUB

Relacionados

Últimas