Já fez LIKE no TVI Notícias?

Era do crédito fácil «chega ao fim» em 2008

Relacionados

Inflação poderá tornar-se «verdadeiro problema»

Em 2008, a alavancagem que dominou os dois últimos anos pode não verificar-se. A constatação é da análise que a Fidelity International realizou sobre o próximo ano em que avança que a era do crédito fácil «chegou ao fim».

Por esta razão, as empresas de «private equity» estão a recuar e a sua ausência de mercado vai implicar que as modalidades tradicionais de investimento tenham um papel central.

PUB

Segundo o ponto de vista da Fidelity, 2008 poderá ser um dos «mais interessantes da década» no que diz respeito aos mercados accionistas, dado que o consumo privado e os lucros empresariais podem também não se assemelhar aos dos anos anteriores.

«Nos países desenvolvidos, a confiança dos consumidores poderá também enfraquecer, à medida que o valor dos activos financeiros for ameaçado. A queda dos preços das habitações norte-americanas começou a ter impacto na confiança dos consumidores e a relação entre a confiança dos consumidores e os preços do imobiliário é indiscutível», avança o responsável pela Estratégia de Investimento na Fidelity, Michael Gordon.

Neste sentido, a confiança empresarial poderá sofrer retrocessos caso surjam notícias negativas que afectem o mercado residencial.

Cenário económico «não é brilhante»

Para a Fidelity, a inflação pode tornar-se um verdadeiro problema em 2008, embora neste momento não pareça constituir uma grande ameaça. Os primeiros efeitos estão já a despontar devido ao consumo de energia crescente e de matérias-primas na Ásia: «A grande questão é saber se a resposta dos bancos centrais ocidentais ao abrandamento do crescimento será travada pela subida da taxa de inflação», prevê a Fidelity.

«O cenário económico não é brilhante», lê-se na análise da instituição para o próximo ano.

PUB

Relacionados

Últimas