Já fez LIKE no TVI Notícias?

TAP diz que 36 voos da PGA foram cancelados devido à greve

Relacionados

Mantém-se a greve nos próximos dias 16, 18 e 19 de Abril

A greve dos pilotos da PGA-Portugália obrigou ao cancelamento de 36 voos da companhia, segundo os números da TAP, enquanto o sindicato dos pilotos aponta para 35 cancelamentos.

A porta-voz da TAP (que detém a PGA), Isabel Palma, anunciou que de 61 voos programados, 36 foram cancelados, explicando ainda que a TAP alcançou «o objectivo de assegurar a protecção dos passageiros», garantindo o transporte, recorrendo a aviões da própria frota, escreve a Lusa.

PUB

Luís Rosendo, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), afirmou que a greve «cumpriu os objectivos», alcançando uma adesão superior a 90%.

«A greve correu bem, os pilotos aderiram e conseguiram demonstrar a sua insatisfação face aquilo que é a situação actual», explicou, adiantando números diferentes dos divulgados pela TAP.

«De 51 voos planeados, foram 35 cancelados e efectuados 16. Voaram seis tripulações, ou seja 12 pilotos de um universo de 155», adiantou.

Luís Rosendo adiantou que se mantém a greve nos próximos dias 16, 18 e 19 de Abril e que, a partir de hoje e por tempo indeterminado, os pilotos deixam de fazer os serviços de voo repartido (quando no mesmo dia os pilotos têm voos intercalados com períodos de descanso).

Os pilotos da PGA - detida pela TAP - decidiram intensificar o confronto com a administração, reivindicando a adopção de um regulamento de utilização «responsável e seguro», que inclua «tempos de repouso, folgas, férias e tempos máximos de trabalho que reduzam os riscos operacionais associados à fadiga acumulada».

De acordo com uma nota do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC), «as paralisações na PGA vão manter-se porque os pilotos não podem abdicar daquela que é a sua principal missão: a segurança de voo».

PUB

Relacionados

Últimas