Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pentágono exige que WikiLeaks entregue documentos por publicar

Relacionados

«Estamos a pedir-lhes para fazerem o que é correcto», disse um porta-voz militar

O Pentágono exigiu aos responsáveis do site WikiLeaks que entreguem de imediato mais de 15 mil documentos sobre a guerra no Afeganistão que ainda não foram tornados públicos.

«Estamos a pedir-lhes para fazerem o que é correcto», disse o porta-voz militar norte-americano Geoff Morrell, citado pela Reuters.

PUB

O responsável sublinhou que as autoridades dos EUA esperam que os responsáveis do site «honrem» este pedido.

A página electrónica - que se dedica a recolher e divulgar dados sensíveis sobre estados e grandes empresas, de forma anónima - facilitou milhares de páginas aos jornais norte-americano «The New York Times» e ao britânico «The Guardian», assim como à revista alemã «Der Spiegel».

Nas milhares de páginas divulgadas pelo WikiLeaks, que dizem respeito ao período de guerra entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2009, o cenário apresentado é mais cru do que o traçado pelo governo dos EUA.

Há relatos de episódios de grande violência, alguns deles que envolvem potenciais crimes de guerra, como a morte de civis.

Há ainda indicações que levam a suspeitar de ligações entre os serviços secretos do Paquistão (um aliado dos EUA) e os talibã, inclusivamente na assistência a ataques contra militares da coligação da NATO no Afeganistão.

A Casa Branca descreveu este acto como criminoso, por colocar, potencialmente, em perigo, os militares que se encontram no terreno.

O fundador do site, Julian Assange, recusou esta acusação, sublinhando a revelação de um cenário muito mais violento do que aquele que são anunciado oficialmente pelas autoridades militares. Contudo, Assange realça que, mais do que os factos isolados, os dados revelados apresentam a brutalidade do conflito.

«É a continuidade dos pequenos eventos, as contínuas mortes de crianças, insurgentes, forças aliadas», salientou, numa conferência de imprensa, em Londres, na semana passada.

PUB

Relacionados

Últimas