Já fez LIKE no TVI Notícias?

Emigrantes descontentes com ensino do português

Relacionados

Alemanha: professores e pais de alunos manifestaram-se hoje

Professores e pais dos alunos de português na Alemanha manifestaram hoje junto ao consulado de Portugal em Estugarda o descontentamento sobre o estado actual do ensino e exigiram «maior pontualidade» no início das aulas, escreve a Lusa.

A concentração, que reuniu cerca de 25 pais e professores da região de Estugarda, foi organizada pelo Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas para chamar a atenção da forma como o governo português está a tratar o ensino da língua portuguesa no estrangeiro, particularmente na Alemanha, onde ainda cerca de 200 alunos continuam sem aulas.

PUB

Teresa Duarte Soares, da direcção do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas, disse que a actual política do governo passa «pela extinção» do ensino do português no estrangeiro.

«O Governo está apostado em acabar com o actual modelo de ensino (paralelo) ao encontrar outras alternativas, como o ensino à distância através da Internet e a integração nos sistemas de ensino dos países de acolhimento», salientou.

A sindicalista adiantou que o ensino integrado se destina aos estrangeiros que pretendem aprender português e não aos filhos dos emigrantes.

Teresa Duarte Soares lamentou ainda que três meses após o início do ano lectivo continuem sem aulas de português na Alemanha cerca de 200 alunos porque o Ministério da Educação «não quer» resolver a situação.

De acordo com a sindicalista, o problema poderia ser solucionado através da integração dessas turmas nos horários dos professores que não dão aulas a tempo inteiro.

PUB

Relacionados

Últimas