Já fez LIKE no TVI Notícias?

Myanmar: Suu Kyi disposta a dialogar com militares

Relacionados

Nobel da Paz tem estado maior parte dos últimos 18 anos em prisão domiciliária

A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi anunciou hoje estar «disposta a cooperar» com a junta militar no poder em Myanmar (antiga Birmânia) para iniciar um diálogo político, numa mensagem entregue ao enviado especial da ONU Ibrahim Gambari, noticia a Lusa.

«No interesse do país, estou disposta a cooperar com o governo para chegar a um processo de diálogo» político com a junta, declarou Aung San Suu Kyi.

PUB

Ibrahim Gambari leu a mensagem de Suu Kyi durante uma conferência de imprensa num hotel em Singapura, quando chegou de Rangum.

O enviado especial da ONU encontrou-se hoje com Suu Kyi, no último dia da sua segunda missão em Myanmar.

Na sua mensagem, Suu Kyi agradeceu às Nações Unidas pelo seu «constante apoio» à reconciliação nacional, democracia e direitos humanos no seu país.

À noite, a televisão estatal birmanesa anunciou que Aung San Suu Kyi se encontrará sexta-feira com quadros do seu partido e um ministro nomeado pelo regime militar para reatar as relações com ela.

Aung San Suu Kyi, de 62 anos, prémio Nobel da Paz, tem estado em prisão domiciliária a maior parte dos últimos 18 anos e não era autorizada a encontrar-se com os membros do seu partido, a Liga Nacional para a Democracia (LND), desde Maio de 2004.

Com o ministro do Trabalho birmanês, o general na reserva Aung Kyi, encarregado pela junta de fazer a ligação com a opositora na sequência da repressão do movimento de protesto popular conduzido pelos monges budistas no final de Setembro, Suu Kyi vai encontrar-se pela segunda vez, depois de uma primeira reunião a 25 de Outubro.

Um porta-voz da LND confirmou uma reunião com a sua dirigente.

PUB

Relacionados

Últimas