Já fez LIKE no TVI Notícias?

Índia: inundações fazem pelo menos 200 mortos

Relacionados

Estado de Karnataka é o mais afectado

As cheias provocadas pelas chuvas torrenciais no sul do Índia mataram pelo menos 200 pessoas nos últimos cinco dias. Segundo as autoridades, milhares ficaram sem casa e há colheitas completamente destruídas.

De acordo com o jornal «The Times of India», pelo menos 167 pessoas perderam a vida no estado de Karnataka. A chuva fez transbordar vários rios, com a água e a lama a varrerem as zonas perto das margens. «Há morte e destruição à toda a nossa volta, disse o ministro Basavaraj Bomma, em Bangalore.

PUB

O responsável pela pasta do Interior deste estado indiano, V. S. Acharya, disse que neste momento a prioridade é assistir milhares de pessoas que ficaram sem casa. A destruição das colheitas provocada pelas cheias também está a ser avaliada, numa altura em que há vastas áreas de plantação debaixo de água.

O responsável explicou que maior parte das mortes aconteceu após o colapso de casas ou devido ao arrastamento pelas intensas correntes das cheias.

Mais de 100 mil pessoas encontram-se sem-abrigo. As imagens televisivas mostram centenas de habitantes destas zonas em cima de telhados a acenarem em sinal de socorro aos helicópteros que estão envolvidos nas operações de resgate e de assistência.

As autoridades indianas revelaram ainda que no estado vizinho de Andhra Pradesh, pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 1,8 milhões foram afectadas.

«Evacuamos 40 mil pessoas apenas na cidade de Kurnool», disse Dinesh Kumar, um responsável pela gestão de situações de desastre. Kurnool é um dos pontos mais preocupantes da região, onde nos últimos dias perderam a vida pelo menos 15 pessoas.

Teme-se que o número de vítimas possa aumentar, já que cerca de 5 mil pessoas ainda estarão aprisionadas nas zonas de cheia, numa altura em que as equipas de resgate tentam chegar às localidades afectadas.

Este ano, quase mil pessoas morreram na Índia devido a inundações e dezenas de milhar de perderam as suas casas e assistiram à destruição de muitas zonas agrícolas.

PUB

Relacionados

Últimas