Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rússia suspende instalação de mísseis por causa de Obama

Relacionados

EUA não avançaram com sistema antimíssil na Polónia e na República Checa

A Rússia suspendeu a instalação de complexos de mísseis operativo-tácticos «Iskander», face à nova política da Casa Branca sobre o sistema antimíssil norte-americano na Europa, declarou esta quarta-feira um representante do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia, refere a Lusa.

«A realização destes planos foi suspensa devido ao facto de a nova administração norte-americana não forçar os planos de instalação do terceiro anel do sistema de defesa antimíssil na Polónia e República Checa», declarou o militar, citado pelas agências russas.

PUB

«A Rússia não tem necessidade de instalar mísseis Iskander se os Estados Unidos não instalarem o seu sistema de defesa antimíssil no Leste da Europa», sublinhou.

A decisão de instalar mísseis na região de Kalininegrado fora anunciada pelo presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, num discurso à nação pronunciado em Novembro do ano passado.

No entanto, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, já tinha acentuado, numa entrevista, que «funcionários próximos de Obama sugerem actuar sem precipitações no que respeita à instalação do escudo antimíssil norte-americano na Europa do Leste e dizem que é necessário analisar mais profundamente esse assunto», que continua a provocar fortes divergências entre Moscovo e Washington.

«Aplaudimos semelhantes declarações», sublinhou Putin.

A administração de George W.Bush defendia que o sistema antimíssil norte-americano, composto por um radar na República Checa e dez mísseis interceptores na Polónia, visava neutralizar a ameaça de países como o Irão, mas a Rússia via nele uma ameaça à sua segurança.

PUB

Relacionados

Últimas