Já fez LIKE no TVI Notícias?

Engenho explode na Corunha

Relacionados

Explosão não fez feridos, mas provocou danos materiais

Um artefacto explodiu hoje no município de Miño, na Corunha, Galiza, destruindo parcialmente uma urbanização ainda em construção e provocando «pequenos estragos» em habitações contíguas mas sem causar quaisquer feridos, informaram fontes policiais.

As fontes admitiram que a explosão possa ser da autoria de elementos ligados ao movimento independentista «Resistência Galega», já que o «modus operandi» foi similar ao de outras acções do género registadas nos últimos tempos na Galiza, algumas das quais oficialmente reivindicadas por aquele grupo.

PUB

Galiza: detidos com explosivos potentes

O artefacto que hoje explodiu seria composto por três a quatro quilos de pólvora e estaria colocado numa panela de pressão. O presidente da Junta da Galiza, Emilio Pérez Touriño, já expressou a sua «mais enérgica» condenação e repulsa por todo o tipo de acções violentas e expressou a sua confiança na polícia para deter aqueles que «perturbam a convivência dos galegos».

Disse ainda que, segundo a primeira linha de investigação, a explosão de hoje foi provocada por um artefacto de fabrico caseiro.

Em Dezembro de 2007, a polícia espanhola deteve três jovens, alegadamente membros da Resistência Galega, que se estariam a preparar para fazer explodir um artefacto «de bastante potência».

PUB

Relacionados

Últimas