Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fisgado pelo tabaco?

Relacionados

Campanha publicitária antitabagista chocou Reino Unido. Fotos

Uma campanha publicitária antitabagista que mostrava os fumadores a serem fisgados por anzóis chocou o Reino Unido, noticia a BBC Brasil. Os anúncios, divulgados em forma de outdoors, spots televisivos e anúncios impressos tinham como objectivo enfatizar os perigos de ser «capturado» e ficar dependente dos cigarros.

Os britânicos não gostaram e queixaram-se à entidade reguladora de publicidade - Advertising Standards Authority (ASA), que recebeu 1671 reclamações. Mais polémica do que esta campanha, só uma de Junho de 2005, da norte-americana KFC, que mostrava pessoas a cantar de boca cheia.

PUB

O Departamento de Saúde, entidade governamental responsável pela campanha antitabagista, disse que o objectivo dos anúncios não era perturbar e garantiu que a iniciativa foi «altamente eficaz».

Segundo a BBC Brasil, os anúncios apareceram inicialmente no final do ano passado numa tentativa de chocar os fumadores e levá-los a abandonar o hábito de fumar, o que servia de preparação para a proibição do fumo em locais públicos a ser implementada no Reino Unido.

Mas a campanha, que durou cinco semanas, gerou polémica e reclamações de pessoas que consideraram as imagens ofensivas, amedrontadoras e perturbadoras, particularmente para as crianças.

A Advertising Standards Authority disse que os outdoors mostravam rostos de fumadores dependentes, que pareciam «perturbados e com dores».

A agência considerou que, apesar de os outdoors não terem sido colocados próximos de escolas, poderiam ser facilmente vistos por crianças. A ASA considerou ainda que, por mostrar de forma «realista a perfuração da bochecha por um anzol, provavelmente amedrontariam e perturbariam as crianças».

O Departamento de Saúde disse que mais de 820 mil pessoas entraram em contacto com o serviço de ajuda para quem quer largar o tabaco desde o lançamento da campanha.

PUB

Relacionados

Últimas