Já fez LIKE no TVI Notícias?

Detido alto colaborador da Al-Qaeda

Relacionados

Ajudou Bin Laden a fugir do Afeganistão em 2001. Está a ser interrogado em Guantanamo

As autoridades norte-americanas capturaram um destacado membro da Al-Qaeda que ajudou Osama bin Laden a fugir do Afeganistão em 2001, anunciou o Pentágono.

O porta-voz do Departamento de Defesa, Bryan Whitman, recusou dizer quando ou onde Mohammad Rahim foi capturado ou por quem, anunciando apenas que foi entregue pelos Serviços Secretos norte-americanos (CIA) ao Pentágono no início desta semana e que está detido na base naval de Guantanamo (Cuba).

PUB

Al-Qaeda já treina crianças (vídeo)

CIA admite ter torturado prisioneiros

Mas num memorando a que a Agência Associated Press teve acesso, o director da CIA, Michael Hayden, afirma aos funcionários da Agência que Rahim foi detido o Verão passado, e sugeriu que ele não foi capturado pelas autoridades norte-americanas.

«A detenção de Rahim no Verão de 2007 foi um golpe para mais do que uma rede terrorista», disse Hayden. «Ele ajudou a Al-Qaeda, os talibãs e outros militantes anti-coligação», adiantou.

Hayden disse que «Rahim foi eventualmente transferido para a custódia norte-americana» e, dado o seu passado e a contínua ameaça que representou para os interesses norte-americanos, foi colocado no programa de interrogatórios da CIA.

Desde o início da guerra global contra o terrorismo que a CIA manteve suspeitos capturados em prisões secretas e interrogou-os. Rahim tornou-se o 16/o suspeito dito «muito valioso» a ser entregue pelos militares à CIA e está agora detido em Guantanamo.

«Rahim é um jihadista duro e experimentado», afirma Hayden. «A sua experiência de combate, que data de antes da década de 80, inclui conspirações contra alvos norte-americanos e afegãos».

As autoridades acrescentaram que Rahim ajudou a preparar o esconderijo da Al-Qaeda em Tora Bora, uma área montanhosa usada por Bin Laden durante a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos em 2001.

PUB

Relacionados

Últimas