Já fez LIKE no TVI Notícias?

CIA admite ter torturado prisioneiros

Relacionados

Michael Hayden confessou simulação de afogamento a três suspeitos com ligações à al-Qaeda

Michael Hayden, director da CIA, admitiu que durante alguns interrogatórios, houve «simulação de afogamentos», uma técnica considerada tortura. Após as declarações de Hayden, segundo escreve a agência AFP, o grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu um inquérito judicial à actuação da serviços secretos norte-americanos.

Simulação de afogamento ou «submarino» - waterboarding - é «tortura, e a tortura é um crime", afirmou à AFP Joanne Mariner, chefe do departamento especializado em terrorismo do HRW. Este defensor dos direitos humanos acrescentou ainda que «o reconhecimento do general Hayden de que a CIA submeteu três detidos ao submarino é admitir explicitamente uma atividade criminosa».

PUB

CIA: vendidos por três mil euros

Ex-agente da CIA denuncia torturas

Hayden admitiu, pela primeira vez, que a agência de inteligência americana utilizou «o submarino» durante os interrogatórios de três importantes suspeitos com ligações à al-Qaeda, após os atentados de 11 setembro de 2001. As declarações foram feitas durante uma audiência no Senado americano.

Não é tortura

Depois das declarações do director da CIA, o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Michael Mukasey, recusou-se definir como tortura o afogamento simulado, escreve a AFP.

PUB

Relacionados

Últimas