Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pedofilia: 689 queixas contra padres em 2007

Relacionados

Igreja católica norte-americana gastou 615 milhões de dólares, o ano passado, em processos de pedofilia

Seiscentas e oitenta e nove queixas contra padres pedófilos da Igreja católica norte-americana foram apresentadas em 2007, por factos em geral anteriores aos anos 1990, afirma um relatório anual divulgado esta sexta-feira, noticia a agência Lusa.

Em 2007, o escândalo da pedofilia custou 615 milhões de dólares às dioceses e comunidades religiosas implicadas, dos quais 526 milhões para pôr fim aos processos judiciais, 23 milhões em apoio às vítimas e aos padres incriminados e 60 milhões em avenças com advogados.

PUB

Mais de 600 crianças terão sido abusadas em 2007

São pedófilos. Conhece-os?

Numa altura em que as despesas continuam a subir à medida dos acordos celebrados entre as dioceses e as vítimas, o número de queixas diminuiu três por cento em relação ao ano anterior, e 36 por cento em relação a 2004.

Só cinco das queixas registadas o ano passado diziam respeito a factos que decorreram em 2007. Em 93 por cento dos casos, os factos são anteriores a 1990.

No total, estas queixas visavam 491 padres ou diáconos, 58 por cento dos quais já tinham sido anteriormente acusados por outras vítimas. Deste total, 76 por cento já tinha falecido ou regressado, voluntariamente ou não, à vida laica.

A Igreja Católica norte-americana, que tem cerca de 69 milhões de fiéis e vai receber o papa Bento XVI em Abril, luta por livrar-se do escândalo dos padres pedófilos, que mina há mais de cinco anos a sua reputação e finanças.

PUB

Relacionados

Últimas