Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sérvia: tumultos fazem um morto e 88 feridos

Relacionados

Radicais incendiaram embaixadas. Jornalistas estrangeiros agredidos

(ACTUALIZADA ÀS 00:05)

Uma pessoa morreu carbonizada e pelo menos 88 ficaram feridas, entre elas 21 polícias e três jornalistas estrangeiros, na sequência da manifestação em Belgrado, capital da Sérvia. A vítima mortal será um dos manifestantes radicais sérvios, cujo corpo foi retirado do interior da embaixada dos EUA.

PUB

De acordo com o canal de televisão sérvio B92, um grupo de manifestantes radicais provocou incêndios nas embaixada dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Turquia e Croácia, durante um protesto contra a independência do Kosovo.

Mais de 200 mil pessoas participavam num protesto pacífico convocado pelo Governo e pela oposição com o lema «Kosovo é Sérvia» e desfilavam do Parlamento à catedral de San Sava.

Mas um grupo de radicais destacou-se na multidão lançando archotes para o interior das embaixadas.

Um jovem conseguiu mesmo subir ao primeiro andar da Embaixada dos EUA, encerrada esta semana, onde arrancou a bandeira norte-americana e colocou no seu lugar a bandeira Sérvia.

Ao mesmo tempo, nas ruas, a multidão gritava «Sérvia, Sérvia». O incêndio foi prontamente apagado pelos bombeiros.

Mais de 200 polícias anti-motim foram chamados ao local para controlar a situação, tendo surgido hora e meia após o início dos distúrbios.

Embaixada dos EUA em Belgrado incendiada

PUB

Sérvia retira o seu embaixador dos EUA

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Sean McCormack, afirmou esta noite, em Washington, que se mantém em contacto com o Governo sérvio para assegurar que tudo está a ser feito para controlar a situação.

Os jovens manifestantes também quebraram os vidros de montras de bancos, restaurantes e lojas, danificaram autocarros e sinais de trânsito.

Os bombeiros tiveram de acudir à Praça Slavia para apagar as chamas no restaurante McDonalds.

Jornalistas agredidos

Enquanto isto, jornalistas russos da cadeia de informação em contínuo Russia Today foram espancados durante os violentos incidentes de hoje à noite em Belgrado, noticiou a agência Ria-Novosti, citada pela «Lusa».

Um grupo de manifestantes que ia ao «assalto» à embaixada dos Estados Unidos atacou os jornalistas russos, declarou o produtor da cadeia, Andreï Fiodorov, un dos visados, contactado por telefone a partir de Belgrado.

PUB

«Deram-me uma pancada na cabeça e o operador Andreï Pavlov foi violentamente espancado», disse Fiodorov citado pela Ria-Novosti.

De acordo com o «El Mundo» um jornalista holandês também ficou ferido.

Os ultra-nacionalistas sérvios reagem ao apoio incondicional de Washington à independência da província meridional do Kosovo, considerada o berço da nacionalidade da Sérvia.

PUB

Relacionados

Últimas