Já fez LIKE no TVI Notícias?

Erro humano na origem da queda de avião do presidente polaco

Relacionados

Autoridades russas não encontraram qualquer falha técnica no Tupolev que caiu no sábado

Actualizada às 14:45

As autoridades russas apontam para erro humano como causa da queda do avião que transportava o presidente polaco, Lech Kaczynski, no último sábado. As investigações realizadas até agora não encontraram qualquer falha técnica no Tupolev-154.

PUB

De acordo com as agências noticiosas internacionais, as conversas registadas nas caixas negras indicam que o piloto teria tomado decisões erradas na aproximação à pista militar de Smolensk. «O piloto foi informado das condições meteorológicas complicadas, mas tomou a decisão de aterrar», afirmou o chefe do Comité de Investigação, o promotor russo Alexandre Bastrykine.

Uma reconstituição feita através de computado dá conta que o piloto fez quatro tentativas de se aproximar à pista. Na última, terá ignorado as orientações da torre de controlo, aproximando-se em altitude insuficiente e atingindo a copa de árvores antes de se despenhar.

O Ministério Público polaco já fez saber, esta segunda-feira, em conferência de Imprensa, que não há qualquer evidência que o piloto tenha sido pressionado a aterrar. Vários órgãos de informação tinham especulado que o próprio Kaczynski tinha pressionado o piloto a aterrar, pouco antes de o aparelho se despenhar, apesar o forte nevoeiro que se fazia sentir na região. Os controladores aéreos terão tentado dissuadir o piloto a aterrar. «Até ao momento da investigação, não há essa informação», afirmou Andrzej Seremet, procurador-geral polaco.

PUB

Relacionados

Últimas