Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha confirma primeiro caso de gripe suína

Relacionados

Mulher que esteve no México está infectada com a doença. Há outro caso suspeito no país

As autoridades sanitárias alemãs confirmaram esta quarta-feira a existência do primeiro caso de uma pessoa contaminada com o vírus da gripe suína, na Baviera, e foi noticiada também uma forte suspeita de um segundo caso de contágio em Hamburgo.

O Instituto Robert Koch (RKI), em Berlim, que é responsável pelo rastreio de doenças epidemiológicas, confirmou que os testes definitivos a uma paciente em Regensburg deram resultado positivo, anunciou o Ministério da Saúde da Baviera.

PUB

Já tinha sido noticiado anteriormente que a mulher em questão esteve no México recentemente, e o Ministério prometeu mais pormenores para uma conferência de imprensa a realizar esta tarde.

Segundo o matutino Financial Times Deutschland (FTD), há também uma forte suspeita de infecção de uma jovem em Hamburgo, que foi internada em quarentena no hospital universitário local, e cujos testes preliminares apontaram para a existência do vírus H1N1 Da gripe suína.

Esta paciente foi internada na terça-feira com febre alta e outros sintomas típicos da doença, e a suspeita é de «alto grau», segundo o virólogo Stephan Guenther, director do Instituto de Medicina Tropical de Hamburgo, citado pelo FTD.

O hospital comunicou entretanto que a mulher esteve no México, aterrou em Dusseldorf e seguiu depois para a sua residência em Hamburgo.

A paciente está a ser medicada e o seu estado de saúde «é bom, atendendo às circunstâncias», disse uma porta-voz da clínica.

Há ainda mais cinco casos de suspeita de contaminação com a gripe suína na Alemanha, de várias pessoas que também estiveram no México, mas os resultados dos testes definitivos só deverão ser apresentados ao longo do dia pelo RKI.

PUB

Relacionados

Últimas