Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: México só confirma sete mortos

Relacionados

Número de infectados não pára de subir. Companhias de viagens e cruzeiros cancelam viagens para o país

O novo balanço de mortes «suspeitas» provocadas pela gripe suína no México subiu para 159, contra as 152 de antes, mas o das mortes «confirmadas» pelas análises caiu de 20 para sete, anunciou terça-feira o ministro mexicano da Saúde, José Angel Cordova.

Os serviços de saúde examinaram até agora um total de 2.498 presumíveis pacientes, 1.311 dos quais permanecem hospitalizados, acrescentou em conferência de imprensa.

PUB

Entretanto, todos os sítios arqueológicos do México foram encerrados ao público «até à nova ordem» e «em conformidade com as disposições sanitárias federais», anunciaram as autoridades culturais do país.

O Conselho Nacional para a Cultura e as Artes e o Instituto Nacional de Antropologia e de História (Inah), signatários desta medida num comunicado comum, propõem ao público «visitas virtuais» no site de Internet do Inah, em www.inah.gob.mx.

Os sítios arqueológicos pré-colombianos do México são uma atracção cultural e turística mundial, a começar pelas pirâmides de Teotihuacan, perto da capital, e de Chichén Itza, antiga cidade Maia na península do Yucatan.

Viagens para o México canceladas

Terça-feira à noite, a Argentina decidiu suspender a aterragem dos voos provenientes de México até à próxima segunda-feira, indicou o chefe do governo argentino Sérgio Massa, anunciando uma série de medidas destinadas a fazer frente à epidemia de gripe suína.

PUB

«Todos os voos provenientes do México estão suspensos até à próxima segunda-feira», declarou Massa em conferência de imprensa, após uma reunião do Comité de emergência à qual assistiu a presidente argentina Cristina Kirchner.

O chefe do governo anunciou ainda a criação de um Comité de acompanhamento encarregue de coordenar e de reunir toda a informação sobre o impacto da doença no país. Nenhum caso confirmado de gripe suína foi identificado na Argentina.

Nos Estados Unidos, várias companhias de cruzeiros com sede em Miami, Florida, decidiram terça-feira suspender de forma temporária as escalas das suas embarcações no México devido à epidemia de gripe suína.

A companhia Real Caribbean anunciou que suspendeu «de forma temporária as suas escalas portuárias no México» e indicou que a decisão foi tomada como «medida de precaução», segundo um comunicado.

Esta decisão é similar à tomada pela companhia Carnival.

A Real Caribbean referiu que a anulação das escalas no México tem «efeito imediato» para os navios que se encontram na zona, e compreende as embarcações das frotas Real Caribbean Internacional e Celebrity Cruises.

A companhia Norwegian Cruise Line (NCL) indicou também que por medida de precaução e tendo em conta os alertas sobre as viagens ao México, decidiu anular as escalas que o «Norwegian Pearl» devia efectuar quarta e sexta-feira em portos mexicanos.

A NCL indicou que os seus outros navios não tinham escalas previstas em portos mexicanos até ao mês de Setembro.

PUB

Relacionados

Últimas