Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína: «Medicamentos são suficientes»

Relacionados

Oseltamivir é o mais eficaz contra a estirpe viral. Portugal tem 2,5 milhões de doses

Portugal não vai comprar mais doses do medicamento Oseltamivir, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu como o mais eficaz contra a estirpe viral da gripe suína, por considerar «suficientes» as adquiridas há quatro anos, revelou esta terça-feira fonte governamental.

Portugal a salvo, diz ministra

PUB

Questionado pela Agência Lusa se o Governo vai comprar mais doses do fármaco, face ao surto de gripe suína em alguns países, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, respondeu negativamente, invocando que os tratamentos que Portugal possui «são suficientes».

México: escolas e restaurantes fechados

Portugal dispõe de 2,5 milhões de doses de Oseltamivir, adquiridos em 2005 para responder a uma eventual pandemia do vírus H5N1 (gripe das aves). Francisco Ramos falava em Lisboa, à margem da Tertúlia do Alto sobre «política do medicamento».

O surto, cinco anos depois

O veterinário chefe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) assegurou esta terça-feira que as autoridades sanitárias mundiais estavam há cinco anos à espera de um surto de gripe aviária e finalmente chegou uma mistura de gripe humana, suína e aviária.

PUB

Obama pede milhões e Califórnia em estado de emergência

Em entrevista à agência espanhola EFE, Joseph Domenech disse que se trata de um «vírus novo», com material genético do vírus da gripe humana, suína e aviária, pelo que os especialistas estão «no terreno» a estudar o vírus para obter mais informação sobre o potencial do surto.

«Trata-se de um tipo de vírus que tem uma grande capacidade para mudar», assegurou Joseph Domenech. O especialista assegurou que, para já, não há respostas sobre o potencial alcance do vírus. «O núcleo do problema está no México. É certo que nos últimos dias, parecia que avançava rápido, mas hoje parece que se deteve», comentou.

Casos de gripe humana de origem suína, confirmados e suspeitos em todo o mundo

Confirmados:

México: 152 mortes atribuídas ao vírus pelo Governo, 132 carecem de confirmação médica.

PUB

Estados Unidos: 64, Canada: 12, Costa Rica: 1, Reino Unido: 2, Espanha: 2, Nova Zelândia: 3, Israel: 2

Casos suspeitos:

Austrália: 70, Brasil: 20, França: 20, Alemanha: 2, Áustria: 5, Suíça: 5, Irlanda: 4, Polónia: 3, Dinamarca: 5, Suécia: 5, Peru: 5, Chile: 13, Colômbia: 42, Coreia do Sul: 1, Hong Kong: 4, Tailândia: 1. País Basco: «Alguns» casos suspeitos estão sobre observação - autoridades

PUB

Relacionados

Últimas