Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chile: suspenso «Plano B» para resgatar mineiros

Relacionados

Problema com cabo aconteceu com a perfuração a 26 metros

As autoridades chilenas anunciaram que foram suspensos os trabalhos de perfuração de um dos túneis que se destinam a resgatar os mineiros que ficaram presos a cerca de 700 metros de profundidade.

Responsáveis pelos trabalhos disseram que este chamado «Plano B» - que passa por tentar chegar a uma zona da mina usada como oficina mecânica - teve de ser suspenso quando a perfuração estava nos 26 metros, devido a problemas com o cabo.

PUB

As equipas de resgate continuam a efectuar a perfuração inicial, que está a ser feita directamente sobre o local onde os mineiros se encontram. A broca está agora nos 90 metros. Contudo, esta operação, poderá levar entre três ou quatro meses a ser concluída, segundo as estimativas feitas até agora.

O outro furo (o chamado «Plano B»), que está a ser realizado num ângulo de 80 graus, poderá diminuir este tempo para metade. Mas é uma técnica não testada neste tipo de operações.

No domingo, foi anunciado um «Plano C», que passa pela utilização de uma perfuradora usada pela indústria petrolífera. Este será o método mais rápido. Contudo, o material ainda está a ser transportado desde a cidade de Iquique, no norte do Chile, e ainda terá de ser instalado.

PUB

Relacionados

Últimas