Já fez LIKE no TVI Notícias?

Papa preocupado com o nuclear

Relacionados

Mensagem do Sumo Pontífice faz também referência aos problemas ambientais

O Papa Bento XVI mostrou-se preocupado esta terça-feira com o aumento de países com armas nucleares e apelou a acordos para o desarmamento, numa mensagem de celebração do Dia Mundial da Paz onde as questões ambientais também são destacadas.

«Várias regiões do planeta estão envoltas em tensões crescentes, enquanto o perigo de que aumentem os países com armas nucleares suscita em todas as pessoas responsáveis uma preocupação séria», lê-se na mensagem do Sumo Pontífice.

PUB

«A humanidade sofre hoje, lamentavelmente, grandes divisões e fortes conflitos que trazem densas nuvens sobre o seu futuro», refere o texto intitulado «Família humana, comunidade de paz».

Depois de se referir aos conflitos em África e no Médio Oriente, Bento XVI enuncia «um aumento do número de países envolvidos na corrida ao armamento» e sublinha que mesmo nações em desenvolvimento destinam já uma parte importante das suas verbas para comprar armas.

O Papa apelou a que «todas as pessoas de boa vontade» cheguem a «acordos concretos para uma eficaz desmilitarização, sobretudo no campo das armas nucleares».

Para resolver os problemas ambientais, Bento XVI pede que se tome a via do diálogo, em vez de optar por decisões unilaterais.

Considerando fundamental sentir a terra como a casa comum a todos, Joseph Ratzinger lembrou que o ambiente foi «confiado ao homem para que o cuide e o cultive com liberdade responsável, tendo sempre como critério orientador o bem de todos».

A mensagem do Dia Mundial da Paz, que hoje se celebra, é também dedicada a reiterar a doutrina católica sobre a família tradicional, «fundada no matrimónio entre um homem e uma mulher».

PUB

Relacionados

Últimas