Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bush quer força da ONU no Darfur

Relacionados

Na região sudanesa encontra-se uma força da União Africana

O presidente norte-americano, George W. Bush, exortou hoje a ONU a enviar a força de paz prevista para o Darfur e sublinhou a necessidade de manter pressão sobre todas as partes envolvidas na guerra civil, noticia a Lusa.

No final de um encontro com o seu homólogo do Uganda, Yoweri Museveni na Casa Branca, Bush disse que falou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e pediu-lhe com insistência para «agir e enviar os soldados para a região do Darfur o mais rápido possível».

PUB

Bush disse ser «importante continuar a pressionar as diferentes partes para que elas cheguem a um acordo que ajude a pôr fim ao genocídio».

Em quatro anos de guerra civil, a violência na região de Darfur (Sudão) provocou mais de 200 mil mortos e 2,4 milhões de deslocados e refugiados, segundo estimativas.

No entanto, o governo de Cartum contesta estes números e fala em apenas nove mil mortos.

Uma força de manutenção de paz da União Africana (UA) encontra-se na região desde 2004, mas tem enfrentado problemas como a falta de efectivos, de equipamento e de dinheiro.

Essa força internacional deveria já ter sido substituída por uma força conjunta ONU/UA, de 26 mil homens, mas o envio da missão enfrenta a resistência do governo sudanês.

PUB

Relacionados

Últimas