Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irão: Bush e Merkel acreditam na diplomacia

Relacionados

Mesmo que seja necessário impor novas sanções internacionais para Teerão ceder na questão nuclear

Os Estados Unidos e a Alemanha acreditam numa solução diplomática para o diferendo nuclear com o Irão, mesmo que seja necessário impor novas sanções internacionais para fazer Teerão ceder, afirmou hoje a chanceler ngela Merkel, em Crawford.

«Temos de pensar em novas sanções», se a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e os esforços diplomáticos empreendidos pela União Europeia não convencerem o Irão a ceder às exigências da comunidade internacional, disse Merkel, após dois dias de encontros com o presidente norte-americano George W. Bush, no seu rancho no Texas.

«Pensamos que este problema pode ser resolvido diplomaticamente», sublinhou a chanceler, durante uma conferência de imprensa conjunta com Bush.

Os ocidentais suspeitam de que o programa nuclear iraniano se destina ao fabrico da arma atómica, o que Teerão desmente de forma veemente.

A comunidade internacional impôs já uma série de sanções económicas e diplomáticas, mas o regime iraniano continua a recusar ceder às suas exigências. Os Estados Unidos defendem fortemente um terceiro pacote de sanções, mas tanto a Rússia como a China pretendem dar tempo à AIEA para fazer o seu trabalho de avaliação antes de se passar aos actos.

Washington decidiu já agravar unilateralmente as sanções e pretende que os seus aliados europeus façam o mesmo. Os franceses são favoráveis a esta opção, mas os alemães, até agora, manifestaram preferência por que as sanções sejam decididas na ONU.

PUB

Relacionados

Últimas