Já fez LIKE no TVI Notícias?

França: Ana Gomes indignada com repatriação de ciganos

Relacionados

O eurodeputado do Bloco de Esquerda, Rui Tavares alerta que a acção do Governo de Sarkozy revela o «desfazer dos fundamentos» da UE

A eurodeputada socialista Ana Gomes reagiu, esta quinta-feira, com «indignação» à repatriação para a Bulgária e Roménia de cidadãos de etnia cigana em situação irregular em França. Uma medida que começou a ser aplicada esta quinta-feira.

«[Reajo] com a maior indignação, porque obviamente é uma acção completamente contrária ao direito europeu e ao respeito pelos direitos humanos de cidadão europeus», disse a eurodeputada do PS.

PUB

«É inqualificável que o Governo de (Nicolas) Sarkozy esteja a expulsar cidadãos europeus da forma como está a fazer, ainda por cima, cidadãos de uma minoria que ao longo dos séculos tem sido desprezada e maltratada», disse ainda Ana Gomes.

A eurodeputada espera que a Comissão Europeia esteja «a admoestar o Governo Sarkozy por estar a agir de uma forma contrária ao direito europeu e internacional». «Penso que é uma atitude com uma veia populista xenófoba perigosa e, portanto, acho que é intolerável», finalizou Ana Gomes.

Já o eurodeputado do Bloco de Esquerda (BE), Rui Tavares, disse que a repatriação revela o «desfazer dos fundamentos» da União Europeia (UE). «Estamos a assistir, em diversos planos, ao desfazer dos fundamentos da União Europeia e um dos fundamentos da UE é certamente a livre circulação de pessoas», disse à Agência Lusa o eurodeputado bloquista.

«Estamos diante de um recrudescimento dos egoísmos nacionais», indicou ainda Rui Tavares.

«Na União Europeia não há os ciganos e os não ciganos, há cidadãos da Roménia e da Bulgária, cidadãos de países que entraram na União Europeia», declarou.

A França começou esta quinta-feira as primeiras repatriações, para a Bulgária e a Roménia, de pessoas de etnia cigana em situação irregular no país, um processo que está a gerar polémica e acusações sobre a alegada atitude xenófoba do Governo de Nicolas Sarkozy.

PUB

Relacionados

Últimas