Já fez LIKE no TVI Notícias?

Guantánamo: detidos podem ir para prisão especial nos EUA

Relacionados

Fontes dizem que as autoridades estão indecisas entre as prisões do Texas e do Michigan

O Governo dos Estados Unidos está a pensar levar alguns dos detidos da base de Guantánamo, em Cuba, para uma prisão especial em território norte-americano, com salas de julgamento e com medidas de alta segurança. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal «Washington Post».

Esta prisão seria administrada pelo Pentágono, pelo Departamento de Justiça e pelo Departamento de Segurança Nacional. «Cada uma destas agências assumiria a responsabilidade por diferentes grupos de presos», de acordo com o «Washington Post», que cita fontes governamentais não identificadas.

PUB

De acordo com a mesma fonte, a prisão poderá vir a ter uma zona de máxima segurança para os detidos mais perigosos e uma zona de residência para os ex-detidos que não foram aceites no país de origem.

Fontes ouvidas pelo jornal disseram ainda que as autoridades estão em dúvida entre uma prisão militar de Fort Leavenworth, no Texas, e uma prisão de segurança máxima em Standish, no estado de Michigan, para instalar a cadeia especial.

Em 2002, os EUA começaram a levar para Guantánamo centenas de homens suspeitos de terrorismo, capturados em vários lugares do mundo.

No início deste ano, pouco depois de tomar posse, Barack Obama prometeu fechar a prisão no início de 2010. Actualmente, são 350 homens que permanecem na prisão situada em território cubano.

PUB

Relacionados

Últimas