Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: 84 voos cancelados em Portugal

Relacionados

Portugal não deve ser afectado de forma directa pelas cinzas expelidas pelo vulcão islandês, mas o fenómeno continua a provocar o caos no tráfego aéreo

Portugal não deve ser afectado de forma directa pela nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, de acordo cm o Instituto de Meteorologia (IM). «Relativamente às cinzas vulcânicas que estão a afectar o norte europeu, a circulação atmosférica permanece desfavorável no espaço aéreo nacional», afirmou à Lusa a meteorologista ngela Lourenço, frisando que não existem indicadores de que Portugal venha a ser atingido pela nuvem de cinzas vulcânicas.

Actualizada às 08:33

Pelo menos 84 voos com partida ou chegada de aeroportos portugueses foram cancelados, esta sexta-feira, de acordo com informação do site da ANA, devido ao encerramento do tráfego aéreo em vários países europeus provocado pela nuvem de cinzas vulcânicas, expelidas pelo vulcão sob o glaciar islandês Eyjafjallajokull.

O aeroporto de Faro é o que regista mais cancelamentos, tendo sido anuladas 32 chegadas e 23 partidas. Em Lisboa, de acordo com o site da Ana, foram já canceladas nove chegadas e 12 partidas, enquanto que no Porto há referência ao cancelamento de três chegadas e cinco partidas.

PUB

Os voos cancelados abrangem transportadoras como a TAP, British Airways, Air France, Lufthansa ou Ryanair, para destinos como Londres, Paris, Frankfurt, Bruxelas, Amesterdão, Helsínquia, Dublin, Copenhaga ou Dusseldorf.

Portugal fora da rota das cinzas

«O problema não afecta directamente o nosso país, embora Portugal esteja a sofrer as consequências ao nível dos transportes aéreos. O problema está no destino», explicou a meteorologista de serviço do IM.

Nove aeroportos fechados na Alemanha

A nuvem de cinza vulcânica oriunda da Islândia continua a provocar o caos no tráfego aéreo europeu. Obrigou já ao encerramento de nove aeroportos na Alemanha, incluindo Frankfurt, o terceiro maior aeroporto da Europa, disse um porta-voz da Agência de Segurança Aeronáutica (DFS).

Ao princípio da noite de quinta-feira, foram encerrados os dois aeroportos de Berlim e os aeroportos de Hamburgo, Bremen, Hannover e Rostock, todos no norte do país. Mais tarde, seguiram-se os aeroportos de Colónia-Bona, Osnabruecke e Dusseldorf, já no noroeste. A partir das 08:00 locais (07:00 de Lisboa), a DFS ordenou também o encerramento do aeroporto de Frankfurt, importante plataforma do tráfego aéreo nacional e internacional na Alemanha.

PUB

As autoridades continuavam a acompanhar a propagação da nuvem vulcânica, que estava a deslocar-se para sul e poderá obrigar também ao encerramento dos aeroportos de Estugarda e Munique, nas próximas horas.

Os aeroportos mais a norte, nomeadamente Berlim, Hamburgo e Hannover, podem o reabir ao fim da manhã, só se as condições atmosféricas o permitirem, disse o porta-voz da DFS.

Espaço aéreo encerrado em vários países

A Lituânia anunciou, esta sexta-feira de manhã o encerramento do espaço aéreo. São já vários os países com tráfego aéreo totalmente parado ou limitado a grande maioria dos voos.

A Áustria também já anunciou, esta sexta-feira, que vai proceder ao encerramento do espaço aéreo,aos poucos, adianta a Reuters.

As complicações nas ligações aéreas devem prolongar-se por mais 24 horas. É a previsão da agência europeia que regula o espaço aéreo. A estimativa da Eurocontrol acrescenta que apenas possam ser cumpridos 11 mil dos 28 mil voos previstos para esta sexta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas