Já fez LIKE no TVI Notícias?

NATO: Autocarro com activistas impedido de entrar em Portugal

Relacionados

Ocupantes, maioria jovens, «pretendiam seguir para uma manifestação em Lisboa»

Um autocarro com 21 activistas anti-NATO espanhóis, que tinha Lisboa como destino, foi este sábado impedido de entrar em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso, disse à Lusa fonte policial.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda adiantou que o autocarro chegou à principal fronteira terrestre portuguesa pelas 3:30 horas e que foi impedido de seguir viagem pelas autoridades porque os seus ocupantes, a maioria jovens, «pretendiam seguir para uma manifestação em Lisboa».

PUB

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não autorizou a entrada do veículo em território nacional, tendo o mesmo retomado a viagem de regresso a Espanha cerca das 6:00 horas, indicou.

O veículo foi interceptado devido ao controlo de fronteiras, que foi reposto desde as 00:00 de segunda-feira, devido à realização da cimeira da NATO em Lisboa, que termina este sábado.

A mesma fonte da GNR adiantou à Lusa que pelas 7:50 horas deste sábado também foram detidos na fronteira de Vilar Formoso dois jovens com cerca de 25 anos, que eram provenientes de França.

«O condutor, de nacionalidade francesa, foi detido por apresentar uma taxa de álcool no sangue de 2,34 gramas por litro e um ocupante, um luso-descendente, por injúrias e agressões a militares da GNR», referiu a fonte.

A mesma fonte indicou que os detidos «vinham de França, em passeio, e dirigiam-se para a zona da Covilhã, onde o luso-descendente tem raízes familiares», explicou.

Segundo a GNR, o ocupante do veículo de matrícula francesa «agrediu ao murro um militar», que não teve necessidade de receber tratamento hospitalar.

Os dois detidos serão este sábado presentes ao juiz do Tribunal da Guarda.

PUB

Relacionados

Últimas