Já fez LIKE no TVI Notícias?

NATO: França assegura participação no escudo antimíssil

Relacionados

Indústria militar francesa vai participar no projecto

A França assegurou a participação das suas empresas no desenvolvimento da defesa antimíssil na Europa, um projecto que é considerado «a locomotiva da indústria militar nas próximas décadas».

O novo conceito estratégico da NATO, definido no primeiro dia da cimeira da Aliança Atlântica em Lisboa, chegou a acordo para um escudo antimíssil balístico, projecto onde a França terá uma participação «financeira e tecnológica», disse à Lusa uma fonte da Presidência da República francesa.

PUB

Segundo a mesma fonte, uma das empresas envolvidas no escudo antimíssil é a Thalès, que faz parte de um «consórcio tecnológico federador» dos três grandes grupos franceses que se aliaram na pesquisa e desenvolvimento de um sistema de resposta à proliferação balística.

Vários «patrões» do sector de defesa sublinharam nos últimos meses a importância do escudo antimíssil para a indústria militar francesa, em contraste com o cepticismo político de Paris sobre a proposta americana no seio da NATO, mantido até à cimeira de Lisboa.

«A França é o único país europeu que dispõe de competências que permitem cobrir todo o espectro do sistema de defesa antimíssil (DAS)», afirmou recentemente, perante uma comissão do Senado francês, o presidente do grupo Thalès, Luc Vigneron.

Os grupos franceses MBDA, Thalès, Safran e EADS/Astrium, este último ainda de fora do consórcio industrial, «cobrem o domínio da intercepção, o dos sistemas de comunicação e condução, os sensores, os mísseis e as tecnologias associadas», salientou Luc Vigneron.

A proliferação balística é real, salientam os patrões da indústria militar francesa perante a comissão do Senado, referindo que existe um mercado importante para sistemas de defesa balísticos.

«A ameaça é levada a sério por vários países, não apenas pelos Estados Unidos mas também pela Rússia, o Japão, Israel, China e Índia», recordou o presidente do grupo MBDA, Antoine Bouvier.

PUB

Relacionados

Últimas