Já fez LIKE no TVI Notícias?

França: agentes suspeitos de homicídio involuntário

Relacionados

Procuradoria investiga acidente com carro de polícia que matou jovens

A procuradoria francesa incumbiu esta segunda-feira a Inspecção-Geral da Polícia (IGPN) de realizar um inquérito por «homicídio involuntário e não assistência a pessoas em perigo», na sequência da morte de dois jovens cuja moto colidiu com um carro policial, refere a Lusa.

A morte dos dois adolescentes originou domingo à noite uma onda de distúrbios violentos em Villiers-le-Bel, nos subúrbios de Paris, onde vários edifícios foram incendiados e polícias ficaram feridos.

PUB

Durante seis horas de violência, grupos de jovens assaltaram ou incendiaram lojas, oficinas e postos policiais.

No total, 25 polícias e um bombeiro ficaram feridos durante os distúrbios e, pelo menos, 30 viaturas, duas garagens, dois postos policiais e várias lojas foram incendiadas.

No acidente que deu origem aos distúrbios de domingo à noite, os dois jovens, de 15 e 16 anos, que seguiam numa motorizada, morreram na sequência de uma colisão com um veículo da polícia, em circunstâncias ainda desconhecidas.

Os polícias argumentam que o acidente foi motivado pela falta de cedência de prioridade pelos dois jovens num cruzamento, enquanto que o veículo policial circulava «à velocidade regulamentar».

Testemunhas afirmaram que os dois jovens, que acabariam por morrer, não usavam capacete de protecção.

O irmão de uma das vítimas expressou, entretanto, a sua vontade de «que todos os polícias responsáveis (pelo acidente) sejam condenados».

«Foi um acto de não assistência a pessoa em perigo», sublinhou, uma vez que, segundo ele, os polícias em causa «não permaneceram no local» após a colisão.

PUB

A onda de violência e revolta que se seguiu ao acidente ocorreu dois anos depois de três semanas de motins na periferia pobre de Paris, onde a maioria da população tem origens africanas e onde a taxa de desemprego nos jovens atinge os 50 por cento.

Há dois anos, os distúrbios seguiram-se à morte de dois jovens por electrocussão, após terem procurado refúgio junto a um transformador eléctrico para escaparem a uma perseguição policial.

Na altura, centenas de pessoas ficaram feridas e mais de 10.000 veículos e 30 edifícios foram incendiadas.

O governo francês deve anunciar, no início de 2008, uma espécie de «plano Marshall» para os subúrbios empobrecidos.

PUB

Relacionados

Últimas