Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ferreira do Amaral diz que TGV «não é prioritário»

Relacionados

Investimento «peca» por deixar de fora algumas cidades

O ex-ministro dos Transportes, Joaquim Ferreira do Amaral, considerou esta quarta-feira que o projecto português de alta velocidade não é prioritário, afirmando que o «trocaria» por uma remodelação da rede ferroviária existente.

«Não considero que o TGV [alta velocidade ferroviária] seja a prioridade número um. Se pudesse trocar, trocaria o TGV por uma remodelação integral da rede ferroviária clássica, que permitisse velocidades de 200 quilómetros por hora» e que servisse as «cidades intermédias», como Viseu ou Vila Real, «que o TGV vai deixar à margem», afirmou Ferreira do Amaral, citado pela Lusa.

PUB

O ex-ministro dos Transportes, que falava à margem do 9º Congresso Nacional do Transporte Ferroviário considerou que «talvez fosse mais útil aplicar os recursos com que se pensa fazer o TGV numa remodelação ferroviária em Portugal para ter o país bem servido de ferrovia».

Ferreira do Amaral afirmou ainda que um dos «defeitos» do projecto português de alta velocidade ferroviária é «deixar de fora a maior procura não satisfeita de ferrovia, que são as cidades intermédias».

«Não acho justo que se faça um investimento desta magnitude deixando de fora cidades como Viseu ou Vila Real», sublinhou.

O antigo ministro dos Transportes salientou que a remodelação da rede ferroviária portuguesa é um projecto que pode avançar «devagar, à medida que haja dinheiro», ao contrário da alta velocidade em que «se faz tudo ou nada» e que exige «uma concentração gigantesca de investimento».

PUB

Relacionados

Últimas