Já fez LIKE no TVI Notícias?

AEP diz que TGV Lisboa-Porto por Alcochete é «disparate»

Relacionados

Associação está contra esta proposta de traçado entre Lisboa e Porto

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, considerou esta quarta-feira «um disparate de lesa pátria» a proposta de traçado do TGV entre Lisboa e Porto por Alcochete.

«Não nos revemos de maneira nenhuma na posição da CIP. Não faz sentido nenhum ir a Alcochete e depois ao Porto», disse à agência Lusa José António Barros.

PUB

«Factura» de 1500 milhões durante 30 anos

O presidente da AEP salientou que 90 por cento dos passageiros da linha-férrea Lisboa-Porto viaja de uma cidade para a outra, pelo que o traçado do TGV deve ligar directamente as duas cidades, sem obrigar a um desvio pelo futuro aeroporto.

«A ligação entre Lisboa e Porto tem de ser directa. Qualquer coisa ao contrário é um disparate de lesa pátria. É subalternizar o Porto», frisou, sublinhando que a passagem por Alcochete obriga a um desvio de 40 quilómetros.

Alcochete por Lisboa-Madrid: sim

Para José António Barros, «o traçado Lisboa-Madrid é que deve passar por Alcochete, é o que faz sentido».

«Isto não tem nada a ver com investimento. É uma falácia. Não estamos a analisar o custo de investimento, mas sim o custo de exploração», realçou.

José António Barros afirmou que «é atirar areia para os olhos dos portugueses» estar a centrar a discussão no custo da obra e não no custo de exploração.

«Dizia ontem [terça-feira] o Presidente da República, e muito bem, que em qualquer matéria se deve analisar o custo e o benefício», salientou.

PUB

Relacionados

Últimas