Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE mantém taxas de juro nos 4%

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu esta quinta-feira manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos 4 por cento.

A decisão não surpreendeu os analistas, que apontavam já para a manutenção da taxa, na sequência da turbulência que os mercados financeiros têm registado nas últimas semanas.

De resto, os analistas esperam agora, precisamente devido à crise financeira desencadeada pela crise do subprime dos EUA, que as taxas de juro se mantenham estáveis até ao final de 2007.

PUB

Cria-se assim uma «bolha de oxigénio» para os muitos milhares de famílias portuguesas que têm créditos à habitação e que temiam sofrer novos aumentos nas suas prestações mensais.

Recorde-se que o BCE subiu a taxa de juro oito vezes entre Dezembro de 2005 e Junho deste ano, mas as recentes turbulências nos mercados financeiros parecem ter feito frente aos novos aumentos do preço do dinheiro. O recente temor em torno do impacto que isso terá na economia, bem como a tensão dos mercados de crédito, deixa pouca margem para novas subidas dos juros para já.

A subida do euro para sucessivos máximos e o recente corte dos juros efectuado pela Reserva federal norte-americana também apontam para que se produza um endurecimento da política monetária.

PUB

Últimas