Já fez LIKE no TVI Notícias?

E.escolinha criado antes da fundação que o gere

Relacionados

Contrato foi assinado antes da Fundação para as Comunicações Móveis ter sido constituída

O deputado do PSD Jorge Costa disse esta terça-feira que o contrato do e.escolinha foi assinado antes da Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), responsável pela gestão deste programa, ter sido constituída.

«O contrato do programa e.escolinha foi assinado a 30 de Agosto de 2008, um sábado, e antes de a própria FCM ter sido criada», afirmou o deputado do PSD, no final da audição do presidente do conselho geral da FCM em representação do Estado, Pedro Costa.

PUB

«A FCM, que foi criada em Setembro de 2008, assina em 2009 contratos com efeitos retroativos a Maio de 2008», disse Jorge Costa.

«Como é possível uma entidade ter assinado contratos antes de existir?», questionou o deputado para concluir que a FCM «foi criada para gerir programas [e.escola e e.escolinha] que já existiam».

Jorge Costa disse ainda que quando a FCM foi criada «já existiam contratos e entregas de equipamentos» dos programas e.escola e e.escolinha.

«Cada vez mais o imbróglio jurídico fica bem à vista», disse, por seu turno, o deputado do BE Pedro Filipe Soares, afirmando que os contratos que existem «vinculam a FCM a datas em que a Fundação ainda não tinha sido criada».

O deputado do BE voltou a afirmar que só depois de ter sido escolhido o Magalhães e o fabricante JP Sá Couto é que o Governo definiu com as operadoras TMN, Vodafone e Optimus as características mínimas dos computadores que seriam distribuídos aos alunos do 1º. Ciclo.

O presidente do conselho geral da FCM afirmou, durante a audição de hoje, que antes de ter sido criada a FCM (Setembro de 2008) o acompanhamento do programa e.escola (lançado em 2007) era feito pela entidade gestora do Fundo para a Sociedade de Informação.

PUB

Relacionados

Últimas