Já fez LIKE no TVI Notícias?

Blindados: «Ficou demonstrada a sua perfeita inutilidade»

Relacionados

Bloco de Esquerda vai chamar Rui Pereira ao Parlamento

O BE vai chamar o ministro da Administração Interna ao Parlamento para obter explicações sobre a compra dos blindados para a PSP e defende a anulação dos contratos, visto que esta é «uma despesa exagerada» numa altura de crise.

«O argumento imediato e que o ministro sempre usou era o de que Portugal ia receber a cimeira da NATO e necessitavam as forças de segurança de estar totalmente equipadas. Bom, a cimeira da NATO já terminou e acontece que os blindados não chegaram ao nosso país, nem sabemos exactamente quando vão chegar, para além de ter ficado demonstrada a evidência da sua perfeita inutilidade para esta situação», afirmou à agência Lusa a deputada Helena Pinto.

PUB

Um blindado já está em Lisboa

A parlamentar bloquista criticou o que considerou ser uma «despesa extravagante e exagerada», à volta de 5 milhões de euros, e disse querer ouvir Rui Pereira na Assembleia da República «o mais cedo possível».

«Urge que o ministério dê explicações e um esclarecimento cabal sobre esta situação à AR, daí o BE ter endereçado um requerimento à comissão para que o ministro venha dar todos os esclarecimentos e sobretudo para que venha equacionar e responder à questão óbvia: o contrato para os blindados tem de ser simplesmente anulado, porque o país não tem condições para fazer estas despesas num equipamento cuja necessidade é muito duvidosa e que ainda por cima não sabemos quando chegará», defendeu.

A deputada do BE comparou ainda este caso à compra de equipamento para as Forças Armadas Portuguesas: «Temos vivido nestas situações em relação a equipamento militar e agora volta a acontecer em relação a equipamento de segurança, contratos que não são cumpridos em que os fornecedores fazem o que lhe apetece, e Portugal acaba sempre a pagar, a pagar, a pagar muito dinheiro que faz falta para muita outra coisa.»

PUB

Relacionados

Últimas