Já fez LIKE no TVI Notícias?

CDS quer explicações de Lopes da Mota no Parlamento

Relacionados

Nuno Melo diz que é «incompreensível» que o presidente do Eurojust não se demita

O deputado do CDS-PP Nuno Melo disse que os populares vão exigir a presença do presidente do Eurojust, Lopes da Mota, no Parlamento, depois de este ter sido alvo de um processo disciplinar, devido a supostas pressões sobre os magistrados que investigam o caso Freeport. Veja aqui as declarações de Nuno Melo

Eurojust quebra silêncio

PUB

O cabeça de lista dos centristas às eleições europeias defendeu que Lopes da Mota não tem condições para continuar no cargo que ocupa, sustentando a sua posição com a manchete deste sábado do semanário «Sol» que refere que o magistrado admite ter invocado o nome do ministro da Justiça, Alberto Costa, quando falou com os dois magistrados do Freeport.

Vital: «Há indícios fortes»

«O país ficou hoje a saber que o Dr. Lopes da Mota reconheceu ter usado o nome do ministro da Justiça para tentar influenciar o resultado de uma investigação criminal em curso», apontou Nuno Melo, segundo citações recolhidas pela agência Lusa, em Estremoz.

«Governo não fez, nem faz pressões»

O deputado do CDS disse que é «incompreensível» que Lopes da Mota se mantenha em funções e que Alberto Costa, «sabendo que o seu nome foi indevidamente utilizado, em primeiro lugar não se indigne, em segundo lugar não exija responsabilidades, e em terceiro lugar não assuma ele próprio as responsabilidades».

PUB

Cândida Almeida não se demitia

Se para Nuno Melo as alegadas pressões do presidente do Eurojust sobre os dois magistrados que investigam o caso Freeport não têm outra saída senão a demissão, já a directora do Departamento Centra de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, não vê razões para tal. Veja aqui as declarações da responsável

A margem de um colóquio em Lisboa, a responsável disse que se estivesse no lugar de Lopes da Mota, provavelmente não se demitiria, realçando que o princípio de presunção de inocência se aplica a toda a gente.

Bloco apoia iniciativa do CDS-PP

O Bloco de Esquerda também já veio apoiar a iniciativa do CDS-PP em chamar o magistrado ao Parlamento para prestar esclarecimentos, afirmando que se «justifica» a presença no Parlamento do presidente do Eurojust.

Em conferência de imprensa, em Lisboa, Miguel Portas, disse pensar que se «justifica a audição» a Lopes da Mota.

Actualizada à 19h30

PUB

Relacionados

Últimas