Já fez LIKE no TVI Notícias?

Urânio: trabalhadores apelam ao «voto que penalize o PS»

Relacionados

Antigos empregados da ENU entendem que só num quadro parlamentar diferente conseguirão resolver os problemas

Os antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) decidiram este domingo apelar ao voto «que penalize o PS» nas próximas eleições, convencidos de que só num quadro parlamentar diferente conseguirão ver resolvidas as suas reivindicações, refere a Lusa.

A decisão foi tomada hoje à tarde, num plenário em que foi analisada a resposta enviada em finais de Julho pelo gabinete do primeiro-ministro a uma carta dos antigos trabalhadores da ENU datada de Abril.

PUB

Nessa carta, os antigos trabalhadores pediram-lhe que se pronunciasse sobre as suas reivindicações: que mesmo aqueles que não tinham vínculo à ENU na data da sua dissolução sejam abrangidos por um decreto-lei que os equipare a trabalhadores de fundo de mina, dando benefícios na idade da reforma, e que sejam pagas indemnizações aos familiares dos que morreram de doenças relacionadas com a exposição à radioactividade.

Na carta, o chefe de gabinete de José Sócrates informa que «o assunto foi transmitido ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social».

«Foi preciso tantos meses para responder isso? Achamos que, estando nós em tempo de eleições e sabendo que precisa dos votos do povo, esta carta foi apenas para tentar ludibriar os trabalhadores», afirmou à Lusa José Luís Cardoso, da comissão de antigos trabalhadores da ENU.

Neste âmbito, os antigos trabalhadores da ENU aprovaram uma moção «a apelar ao voto que penalize o PS, que por duas vezes chumbou (no Parlamento) os projectos-lei apresentados pelos partidos da oposição» que davam resposta às suas reivindicações.

PUB

«Temos promessas de todos os partidos da oposição de que numa próxima legislatura nos resolveriam os problemas. E se o PS não tiver maioria, mesmo que vote contra (os projectos-lei) não será suficiente para os inviabilizar», frisou José Luís Cardoso.

Em Março, o PS chumbou na Assembleia da República, pela segunda vez nesta legislatura, projectos-lei que davam resposta às reivindicações dos antigos trabalhadores da ENU.

Com sede na Urgeiriça, Canas de Senhorim, concelho de Nelas, a ENU teve desde 1977 a seu cargo a exploração de minas de urânio em Portugal. A empresa entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.

PUB

Relacionados

Últimas