Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mugabe elogia Portugal por afastar gays

Relacionados

Líder do Zimbabué disse que foi recebido de forma «calorosa»

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, elogiou Portugal pela «calorosa recepção e segurança rigorosa» durante a cimeira UE/África «para manter afastados gays que alegadamente vieram de vários países da Europa», segundo o jornal The Herald.

Segundo a agência Lusa, Mugabe agradeceu também a Portugal por ter insistido na presença de todos os países africanos na cimeira UE-África, do passado fim-de-semana, adianta o jornal zimbabueano.

PUB

«Portugal relacionou-se com os países africanos como um parceiro igual, apesar de ser uma ex-potência colonial de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau», referiu Mugabe, citado pelo diário.

De acordo com o The Herald, Robert Mugabe afirmou que o interesse que ele e o Zimbabué «colheram junto dos jornalistas presentes na cimeira foi notável», mas que o «frenesim dos media se deveu ao apoio que o Presidente goza no país», Zimbabué.

«A cimeira discutiu a cooperação entre África e a Europa, para que possamos ajudar-nos mutuamente a desenvolver os nossos países», afirmou Mugabe.

«Não era uma reunião destinada a discutir o Zimbabué», adiantou.

«Os dirigentes africanos recusam-se a ouvir, da parte de parceiros europeus, lições sobre Direitos Humanos, boa governança, paz e segurança, e rejeitam terminantemente serem apressados a assinar acordos de parceria económica», refere o The Herald, numa alusão às reuniões bilaterais realizadas durante a cimeira.

O jornal adianta que Robert Mugabe regressou segunda-feira a casa, vindo de Lisboa, tendo sido recebido em Harare por «milhares de apoiantes da União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF) que entoavam canções revolucionárias».

PUB

A II Cimeira UE-África, que reuniu, no sábado e domingo, em Lisboa, cerca de uma centena de chefes de Estado e/ou de governo africanos e europeus, foi a maior reunião política de alto-nível realizada na Europa nas últimas décadas.

A realização da cimeira era uma das três grandes prioridades da actual presidência portuguesa da UE, que se iniciou em Julho e termina no final deste mês.

Na organização da cimeira assumiu particular relevo o braço-de-ferro entre o Reino Unido e o Zimbabué, com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, a recusar-se a vir a Lisboa devido à presença do chefe de estado zimbabueano, Robert Mugabe, cujo regime é alvo de sanções europeias por autoritarismo e violações dos direitos humanos.

A primeira Cimeira África/Europa (designação oficial) realizou-se a 3 e 4 de Abril de 2000, no Cairo, durante a anterior presidência portuguesa do bloco europeu.

PUB

Relacionados

Últimas