Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líbia: «Cruéis» violações de direitos humanos

Relacionados

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros saudou a «rápida resposta» das Nações Unidas no país

As violações dos direitos humanos na Líbia constituem um teste à responsabilidade da comunidade internacional, defendeu em Genebra o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

João Gomes Cravinho, que intervinha na 16ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que decorrerá até 25 de Março em Genebra, classificou as violações dos direitos humanos na Líbia como «trágicas e cruéis».

PUB

O governante português saudou a «rápida resposta» do Conselho face às violações ocorridas na Líbia, considerando-a exemplar do que deve ser feito perante «graves» violações dos direitos humanos.

A par da situação prevalecente na Líbia, João Gomes Cravinho denunciou igualmente a violação dos direitos humanos no Irão.

«Portugal continua muito preocupado com as contínuas violações dos direitos humanos (no Irão), particularmente com a repressão sobre manifestações pacíficas, repressão sobre activistas dos direitos humanos e o alarmante aumento do número de execuções», frisou.

Assim, anunciou, Portugal vai apoiar o projecto de resolução sobre o Irão, que será submetido a debate e votação no Conselho e em que se apela ao regime iraniano para que respeite os compromissos internacionais que subscreveu em matéria de direitos humanos.

João Gomes Cravinho também se referiu à nova situação política na Tunísia, frisando que Portugal «acompanha com atenção» a evolução naquele país do norte de África, e saudou a decisão das novas autoridades em ratificarem os mais importantes instrumentos legais internacionais relacionados com os direitos humanos.

Relativamente ao Egipto, o secretário de Estado português disse que a situação está a ser seguida com atenção, e apelou às novas autoridades a prosseguirem o seu trabalho, indo ao «encontro das expectativas do povo egípcio».

PUB

Relacionados

Últimas