Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vital agiu de «má fé» e Sócrates é «cúmplice»

Relacionados

Rangel garante que PSD é contra criação de imposto europeu e exibe relatório que candidato socialista trouxe ao debate

Vital Moreira «agiu de má fé política» e «perdeu toda a credibilidade». A polémica do imposto europeu continua a aquecer a campanha às eleições europeias e esta quinta-feira o tema ganhou novo fôlego.

Vital Moreira acusou o PSD de ter votado favoravelmente um relatório que previa a criação de um imposto europeu. Mas esta noite, no Cadaval, Paulo Rangel veio «repor a verdade», acusando o número 1 da lista às europeias de «manipulação grosseira».

PUB

«Nós aceitamos um combate político agressivo. Mas não aceitamos a má fé política de alguém que inventa exactamente o contrário daquilo que o relatório diz».

Para Paulo Rangel, depois deste episódio, Vital Moreira «perdeu toda a credibilidade». E vaticina triste futuro: «Ficará sozinho na estrada a defender o seu imposto europeu».

O «silêncio» faz de Sócrates «cúmplice»

No auditório do Cadaval, para uma plateia de autarcas, Rangel esclareceu que o PPE [Partido Popular Europeu, do qual o PSD faz parte] é contra o imposto europeu e que só aprovou o relatório Lamassoure, há dois anos, depois de terem a garantia de que o imposto não passava.

Siga aqui tudo sobre as eleições europeias

Fotos e vídeos dos jornalistas na estrada

«Não se engana assim os portugueses», frisou, apontando o dedo aos socialistas. «Se aqui alguém falta à verdade é o PS e o candidato Vital Moreira». E o «silêncio» de Sócrates torna-o «cúmplice», «por não vir desmentir e negar as ideias» do candidato.

PUB

Imposto europeu: Vital exige que oposição divulgue posição

O cabeça-de-lista do PS citou uma resolução aprovada em 2007, que descrevia como «vital examinar a possibilidade de criar um novo sistema de recursos próprios da União, num imposto já cobrado nos Estados-membros, no sentido de que este imposto seja total ou parcialmente canalizado para o orçamento da União».

«Esta resolução, com base no relatório Lamassoure, foi aprovada por deputados do PSD nacional e deputados do Partido Socialista português», apontou Vital Moreira, especificando depois: «Nenhum dos deputados do PPE nacionais votou contra e votaram a favor os deputados Carlos Coelho, Assunção Esteves, Duarte Freitas, Deus Pinheiro, Silva Peneda, etc. Não preciso dizer mais nomes».

Leia mais: ataques a Sócrates sem passar por Vital

PUB

Relacionados

Últimas