Já fez LIKE no TVI Notícias?

PS aceita audição de Pinto Monteiro

Relacionados

Bloco diz que PGR deve esclarecer se pretende mandar investigar escutas

O porta-voz socialista, Vitalino Canas, disse hoje à agência Lusa que se o Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, entender que tem esclarecimentos a prestar no Parlamento sobre a sua entrevista ao Sol, o PS aceitará a audição. Já o BE quer que o PGR deve esclarecer se pretende mandar investigar escutas.

«Se a Procuradoria e o procurador-geral entenderem que há esclarecimentos a prestar e que a Assembleia da República é o local adequado, o PS está disponível para isso», declarou Vitalino Canas.

PUB

O deputado socialista Ricardo Rodrigues adiantou à agência Lusa que a direcção parlamentar do PS deverá decidir na terça-feira se viabiliza ou não a audição de Pinto Monteiro, pedida pelo CDS-PP.

O porta-voz do PS considerou que Pinto Monteiro abordou «uma questão que não é nova», a do «exagero no uso do mecanismo de investigação criminal que são as escutas», e estranhou «que haja surpresa sobre isso».

«Há muito tempo que muitas entidades têm vindo a alertar para o seu exagero», reforçou, sublinhando que essas são «as únicas escutas legais», as que são «feitas com autorização de um juiz para efeitos de investigação criminal».

Interrogado se presume que Pinto Monteiro estava a referir-se a essas escutas, Vitalino Canas afirmou: «Acho que sim».

Questionado se o procurador-geral da República não estaria a referir-se antes às escutas ilegais, o porta-voz do PS replicou que não sabe e que não lhe compete «fazer qualquer tipo de interpretação».

«Por parte do PS não há nenhum desejo de fazer desta entrevista um caso político», frisou.

PUB

A viabilização da audição de Pinto Monteiro dependerá, por isso, da «leitura sobre a conveniência para a Procuradoria e para o procurador-geral em prestar esclarecimentos na Assembleia da República», uma leitura que «será feita pela direcção da bancada do PS».

BE pede esclarecimento

A deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto considerou hoje que o Procurador-Geral da República deve esclarecer no Parlamento se pretende mandar investigar o alegado «exagero» na utilização de escutas telefónicas que referiu em entrevista.

«Se o Procurador afirma suspeitar que existem escutas ilegais, terá que dizer que tipo de investigação já fez ou está a pensar fazer sobre essa matéria», afirmou Helena Pinto, em declarações à Lusa.

Helena Pinto considerou que «são declarações graves que merecem um esclarecimento aprofundado» e acrescentou que o BE votará favoravelmente o requerimento do CDS-PP para chamar ao Parlamento o PGR, o ministro da Justiça, Alberto Costa, e o presidente do Conselho Superior da Magistratura, Noronha Nascimento.

PUB

Relacionados

Últimas